5 Formas de você dizer que ama seus cães, na linguagem deles.

Summer|2018-05-25

Os donos de cães sabem que eles os amam profundamente, muito embora não consigam expressar o sentimento da mesma forma que os humanos. Recentemente, pesquisas comportamentais entristeceram os amantes de cães, ao mostrarem que a maioria deles não gosta de ser abraçada.

Mas isso não quer dizer que nossos cães não gostam de receber carinho; eles vivem pelo nosso amor e aprovação! Então, que tal tentar mostrar a sua devoção a eles, através de uma linguagem que podem entender?

Olhe profundamente nos olhos dele.

Dr. Brian Hare, professor de neurociência cognitiva na Duke University, entrou para o topo da lista dos mais vendidos do NY Times com seu livro The Genius of Dogs. Numa entrevista com Anderson Cooper, na primavera passada, ele afirmou que, quando os cães encaram alguém, é por que estão “abraçando a pessoa com seus olhos”.

Isso não significa que você deve encarar profundamente os olhos do cão de guarda do seu lixão local! O contato visual direto ainda é considerado um desafio ou ameaça em muitas situações. Porém, tente encarar os olhos do seu próprio cão de confiança, quando vocês dois estiverem relaxando calmamente.

Fale suavemente, acaricie-o gentilmente e mantenha o contato visual. De acordo com Hare, esses momentos de quietude estimulam a liberação de Oxitocina no cérebro canino – o mesmo hormônio responsável pelo vínculo entre uma mãe e seus filhos.

Levante as sobrancelhas

Um estudo japonês, publicado na edição de setembro de 2013 do Behavioral Processes, descobriu que os cães levantam as sobrancelhas– especialmente a esquerda – quando cumprimentados pelos donos. Usando uma câmera de alta velocidade, eles analisaram os movimentos faciais de cães olhando para seus donos vs. olhando para estranhos.

Quando os estranhos cumprimentaram os animais em teste, estes demonstraram muito menos atividade facial, que, na sua maioria, se deu no lado direito. Isso significa que o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do rosto e tem ligação com a emoção, enquanto o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do rosto e tem ligação com comportamentos analíticos.

Basicamente, quanto mais atividade facial você demonstrar ao cumprimentar seu cão, mais ele saberá que é amado. Se você conseguir levantar apenas uma sobrancelha (eu, infelizmente, não consigo), então que seja a esquerda. Seu cão vai se sentir realmente especial!

Apoie-se nele.

Não apenas figurativamente. Apoie, fisicamente, o peso de seu corpo contra seu cão. Não a ponto de ele se sentir preso (ou esmagado!), apenas de leve, para mostrar que você confia nele. Esse é um gesto frequentemente ignorado, mas que nossos cães praticam para demonstrar afeição por nós.

Alguma vez o seu cão já se apoiou na parte de trás das suas pernas, enquanto você está ocupado na cozinha? Esse é um tipo de abraço canino! Tente retribuir o gesto.

Deixe-o dormir com você

Gregory Berns, neurocientista da Emory University, é o autor do livro How Dogs Love Us e passou décadas estudando o cérebro canino, através de ressonância magnética. De acordo com sua pesquisa, dormir com um humano é a forma definitiva de nossos cães demonstrarem amor e confiança, porque é quando estão mais vulneráveis.

Isso também demonstra que eles nos consideram membros do bando. Se você não gosta de cães dormindo em sua cama, tente aconchegar-se com eles no sofá ou no chão por alguns minutos, diariamente, para mostrar sua afeição.

Apenas seja você mesmo

Durante toda sua pesquisa extensiva, Dr. Berns descobriu que, apesar de às vezes ser difícil de a gente saber o que nossos cães estão pensando, eles definitivamente não têm o mesmo problema para interpretar nossas emoções! Se o amor por seus cães for verdadeiro, eles saberão apenas pelo tom da sua voz, linguagem corporal e suas atitudes.

Então, continue fazendo o que você faz, e seus cães o recompensarão mostrando seu afeto de jeitinhos especiais.